Entrada de Conquistador

Portugal entrou no Euro da melhor maneira. E se dúvidas houvessem sobre as escolhas de Scolari, elas foram eliminadas (ou não) com uma exibição do melhor calibre a nível colectivo, e com muitas das polémicas escolhas a revelarem-se fundamentais.

Nuno Gomes, jogou e fez jogar, apenas por azar não conseguiu marcar pelo menos um golo, com duas bolas nos ferros, e o passe de morte para Pepe é do melhor que se pode ver no football mundial. Pepe, esse acabou com todas as discussões sobre a legitimidade da sua chamada à selecção Portuguesa, com um excelente golo, pleno de oportunidade, e a confirmação que forma com Ricardo Carvalho a melhor dupla de centrais da competição. Petit foi novamente fundamental no pressing e posicionamento.

Ainda que no caso de Petit e Nuno Gomes, alguns adeptos mais cépticos ainda tenham dúvidas, antecipo que farão um grande Europeu, principalmente Petit, que é o melhor médio defensivo Português, e que possa mostrar a todos que a má época época foi um acaso, e não mostra o seu real valor.

Mas o jogador da partida foi Moutinho. Pelas estatísticas que podemos ver durante o jogo, foi o jogador que mais correu em campo pela equipa das quinas, além disso driblou, passou, cortou, defendeu e atacou. A jogada do segundo golo, é mais um momento magnifico. Moutinho é um jogador impressionante.

Em relação aos outros jogos, o Europeu tem tido grupos muito monocromáticos. Quero com isto dizer, que emergiu uma, e uma só equipa por grupo, que tivesse demonstrado qualidade suficiente para ter legitimas aspirações de favoritismo, na conquista do Euro. Essas equipas foram Portugal, Alemanha, Holanda e Espanha. Uma competição, especialmente no formato de torneio com eliminatórias, é sempre uma incógnita em termos de classificações, e um jogo é ainda muito pouco para se fazerem juízos de valor sobre o rendimento das equipas na competição, ainda assim provavelmente serão estes os candidatos mais fortes.

O onze da jornada foi: Cech; Bronckhorst, Ricardo Carvalho, Pepe, Lahm; Engelaar, Moutinho, Sneijder; Podolski, Klose, Villa.

Sem comentários: