Manchester Campeão Europeu

O Manchester lá foi campeão Europeu, terminando da melhor maneira uma época de sonho, onde foi realmente a melhor equipa da Europa. Cristiano Ronaldo juntou às competições ganhas, os troféus de melhor marcador na Liga e Champions, e apenas por circunstâncias estranhas falhará o troféu individual de melhor jogador do mundo.

O Manchester demonstrou que nem sempre o melhor plantel, é a melhor equipa. Afinal derrotou a nível doméstico e na Europa, o Barcelona e o Chelsea, que quanto a mim têm mais soluções de grande qualidade. Fica assim demonstrado que é importante ter um punhado de grandes jogadores, mas é decisivo ter equipa. E durante a época no Manchester, remaram todos em sintonia para o mesmo lado, os virtuosos, os galácticos, os trabalhadores, os coxos, e os assim-assim.

No jogo em si, o Chelsea, que até jogou melhor durante os 120 minutos, acabou por perder a sua primeira final, nas grandes penalidades. Quanto a mim um meio injusto mas necessário para resolver as finais. Nas grandes penalidades (quando não mete o Benfica) dou por mim a torcer sempre pela equipa que está a perder, porque considero sempre injusto para as individualidades que ficam marcadas por falhar o penalty. As grandes penalidades de Veloso, Baggio, etc, vão ficar para sempre na memória dos adeptos, e dos que as tentaram cobrar em situações decisivas e falharam. É das situações mais injustas do football.

Na final da Champions até deu para Cristiano falhar a grande penalidade que cobrou, mostrando mais uma vez que no melhor pano cai a nódoa. Tem razão Scolari quando diz que têm de ser a equipa a apoiar o jogador, e não o jogador a fazer a equipa.

De resto as especulações sobre o futuro de Cristiano Ronaldo fazem lembrar um outro Europeu, com a transferência de Figo. Ronaldo, que ainda tem mais 4 anos de contrato, devia ter um pouco mais respeito pela entidade patronal, ser o melhor do mundo é também ser um profissional à altura. Pode ser que por estar irrequieto no Manchester, lhe aconteça como Shevchenko, que desapareceu...

Sem comentários: