Análise ao Plantel: Médios Defensivos, Médios Centro e Médios Interiores

Petit: Não teve uma boa época, mas foram vários os factores que contribuíram para isso. Primeiro as várias lesões, e depois as dificuldades de um sistema em que Camacho cortava as potencialidades de Petit. Os adeptos rapidamente começaram a apontar o dedo a Petit, esquecendo-se de tudo aquilo que ele já fez pelo clube. Petit terá sido a seguir a Simão, o mais influente jogador, nas conquistas do passado recente do Benfica. Para mim é dos melhores da Europa na sua posição. É um jogador incansável, que consegue tapar muitos contra-ataques adversários, e sabe pressionar, e escolher a altura do pressing como ninguém. Mas é também um jogador com muita capacidade técnica, recebendo e entregando sempre bem, raramente falha passes, e tem uma boa meia distância. Para mim é um jogador do núcleo duro, que espero sinceramente que acabe a carreira no Benfica, e que seja melhor tratado e mais acarinhado pelos adeptos.

Bynia: Para mim a revelação da época no Benfica. Tivemos boas contratações, mas Bynia foi o que veio com um currículo menos recheado, e foi por isso a maior surpresa. É para mim o símbolo da prospecção do Benfica, e o principal e talvez único legado positivo que Camacho nos deixou. Supostamente no inicio da carreira foi também médio organizador, pelo que além da posição de médio defensivo, pode também render a interior. Foi ao longo da época o único capaz de suprir a ausência de Petit, pela sua disponibilidade física e combatividade em campo. Trouxe para a equipa até a possibilidade nova de criar perigo através de centros provenientes de lançamentos laterais. É além disso um jogador com predicados técnicos muito superiores a jogadores que tiveram semelhantes atributos físicos e funções no plantel, nos últimos anos, como Beto e Fernando Aguiar. Teve no entanto uma agressividade excessiva, e que precisava de ser melhor regulada. Não contribuiu positivamente para isso, a desculpabilização que Camacho fez à entrada sobre o jogador do Celtic. Teve também muitos jogos tapado, por jogadores que quanto a mim não terão a qualidade do Camaronês. Um jogador a manter, e que espero que tenha um papel mais influente na equipa para o ano, porque potenciado, pode quanto a mim ser um grande jogador.

Katsouranis: Não obstante possuir dotes de finalização, aparecer bem no jogo aéreo ofensivo, e ter um boa capacidade de tackle, apresenta grandes dificuldades na dinâmica de jogo, sendo muito posicional, e pouco solicito a compensações. A um médio defensivo pede-se que consiga sempre tirar espaço ao meio campo adversário, mas como é pouco prestável fisicamente acaba sempre por dar espaço em demasia. Teve uma época muito apagada, onde misturou jogos medíocres com péssimas exibições. Houve jogos onde falhou passes simples de mais para serem falhados em alta competição. Depois houve aquele desentendimento com Luisão, que apenas prejudicou a credibilidade da equipa e do seu balneário. Teve no entanto uma polivalência útil aquando da lesão dos centrais. É quanto a mim um jogador sobrevalorizado, bastante menos valioso do que os supostos 10M€ que dizem que o mercado estará disposto a dar pelo seu passe, e assim sendo o Benfica tem todo o interesse em deixar sair o internacional Grego.

Nuno Assis: Por ter sido utilizado muitas vezes fora do seu lugar, não tem rendido o que se esperava dele. Além disso é um jogador que faz da impetuosidade a sua maior arma, e quando não está em forma, e com pouco ritmo de jogo, tem dificuldades em mostrar as suas capacidades. É quanto a mim um razoável interior, e superior a alguns companheiros de equipa. Não tem grande possibilidade de encaixar uma verba razoável o Benfica deve manter o Português no plantel como alternativa às posições do miolo.

Maxi: Não tem qualidade para jogar no Benfica, ainda que tenha costado 3M€, por 70% do seu passe. Tem características que lhe permitem ser uma alternativa polivalente, mas não mais que isso. À excepção de alguns momentos particulares, apesar de toda a utilização que teve, nunca percebi porque tinha lugar na equipa. É de facto um jogador combativo, mas pouco mais... Espero que o Benfica consiga recuperar algum do investimento que fez no jogador, mas duvido. Também não me parece que seja um problema de adaptação, foi talvez dos poucos jogadores dos quais o Benfica tirou todo o rendimento que podia tirar. Com o Benfica a ter para o ano diversos médios defensivos de qualidade é um jogador a dispensar, ou na eventualidade de ainda termos de pagar para o levarem, poderá ficar como alternativa para defesa direito.

Felipe Bastos: Este jogador que ainda não tive a possibilidade de ver jogar, dizem ser um craque, médio defensivo com grandes capacidades físicas e técnicas. Chegou como internacional Brasileiro sub-17, e é mais uma prova da aposta do Benfica em potenciais grandes jogadores, numa altura das suas carreiras onde ainda os conseguimos aliciar a vir jogar para o Benfica. Não sei se poderá também fazer outras posições, nem se precisará de se adaptar ao nosso football, uma vez que treinou com o plantel principal durante meio ano, mas está aqui um jovem que espero que fique no plantel com papel de destaque para o ano.

1 comentário:

" R y k @ r d o " disse...

Boa análise. Perfeita.
.