Derby

Antes de mais como adepto de football, há que destacar o espectáculo intenso que foi o jogo. Apesar de não ter sido um jogo disputado, porque em cada uma das partes só houve uma equipa em campo, foi um jogo emocionante para os adeptos, imagino que bastante mais para os Sportinguistas.

O que terá motivado a viragem no jogo, foram as saídas de Romagnoli, e Di Maria. A entrada de Sepsi foi um tiro no pé. Num jogo ainda longe de estar ganho, não se deveria ter tirado aquele que tinha sido o melhor jogador do Benfica até ai. Até porque Sepsi é suposto ser defesa esquerdo, e entra para substituir Di Maria que estava a jogar a avançado móvel. Não faz sentido. A derrota do Benfica começou por aí, e por uma falta de capacidade física que já vem sendo demonstrada nesta fase final da época.

Tendo em conta os tempos conturbados que nós, Benfiquistas, vivemos, não me vou alongar muito mais sobre o Derby, nem vou extrapolar de um jogo, para fazer uma análise à época do Benfica. Não gosto de críticas resultadistas! As críticas que tinha a fazer, aos erros de gestão desportiva que precipitaram estes resultados, já as tinha feito no início da época. Os adeptos deviam fazer uma introspectiva, para perceberem também eles a sua responsabilidade no estado actual da equipa do Benfica.

Vou apenas comentar duas situações, que aconteceram no Benfica, e que apenas prejudicam as hipóteses do Benfica conquistar o segundo Lugar.

Em primeiro lugar as declarações repetitivas de Chalana, queixando-se da arbitragem. Acho que Chalana como responsável pela equipa, deve queixar-se quando fomos realmente prejudicados, como aconteceu no Bessa. Não deve nem pode, estar a desculpar-se a si e à equipa em todos os jogos, com a arbitragem. O Sporting ganhou porque foi melhor, e apesar do último golo do Sporting ter sido precedido duma falta óbvia, o árbitro não teve interferência no desfecho da eliminatória. Chalana tem de ter saber distinguir entre uma arbitragem danosa para o clube, e um erro de arbitragem isolado, e diria até irrelevante.

Em segundo lugar, e ainda mais grave, as declarações de Luisão, criticando as opções da equipa de arbitragem. Em rigor, a substituição de Di Maria terá sido um erro, mas não compete a um jogador, comentar e criticar as substituições dos seus pares, e por em causa a autoridade do treinador. Ainda no jogo contra a Académica elogiei Luisão pela frontalidade e carácter com que assumiu o erro que originou o primeiro golo dos estudantes. Não pode agora desmarcar-se dos lances de golo do Sporting, muito consentidos pelo Benfica, onde também é responsável, e associar a culpa a uma substituição que não lhe compete discutir.

1 comentário:

Anónimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Dieta, I hope you enjoy. The address is http://dieta-brasil.blogspot.com. A hug.