Campeonato relançado

O Benfica conseguiu este fim de semana relançar as suas hipóteses de lutar pelo título. Conseguiu-o porque goleou o Boavista, mas principalmente porque viu a equipa campeã nacional mostrar tremendas fragilidades mentais. Prevejo que o Porto continuará forte , mas aqueles últimos cinco minutos da partida contra o Amadora foram de bradar aos céus, e ainda estamos para ver se não poderão decidir um título.

O resultado do Benfica foi melhor que a exibição. Até o Boavista ver o seu jogador Zé Kalanga expulso, as coisas não estavam nada fáceis. Depois a equipa embalou, os axadrezados desmoralizaram (mesmo tendo marcado um excelente golo só com dez elementos), e o Benfica teve a sorte do jogo que não tem tido muitas outras vezes, e concretizou as oportunidades de que foi dispondo.

Apesar da goleada, arrisco-me a dizer que a exibição do Benfica esta jornada, não foi melhor que quando empatou com o mesmo Boavista a zero, na época passada. E este golo sofrido, ainda só cumprimos o primeiro terço da Liga, e já é o segundo esta época que resulta de um canto a nosso favor (o outro foi em Milão), e contra-ataque da equipa adversária, desta vez só com dez. É uma situação à atenção de Camacho!

Ainda deu para Bergessio falhar um penalty, o que por si só não é preocupante, visto que até o melhor do mundo pode falhar a conversão do castigo máximo. O que é preocupante é que Bergessio ainda entrou bem a tempo de deixar a sua marca no jogo, numa altura em que o Benfica jogava plantado no último terço de terreno, com espaço, e alguns dos seus jogadores faziam o que queriam da defesa do Boavista, e mal conseguiu tocar na bola. Já o tenho dito, na eventualidade de Camacho querer reduzir o número de jogadores do plantel, terá de começar por Bergessio, claramente não tem categoria para jogar no Benfica.

No Sporting o descalabro que se vinha adivinhando vai tomando forma. Paulo Bento terá acordado, e percebeu que a culpa não tem sido do árbitro, mas sua, dos seus dirigentes responsáveis pelo football, e da falta de classe de muitos dos seus jogadores. Mas Paulo Bento não é o único iludido, toda a estrutura do Sporting e massa adepta, andava convencida que os resultados menos conseguidos, eram da responsabilidade do árbitro. Quem viu o programa Prós e Contras desta semana com alguma imparcialidade vai perceber que os adeptos estão realmente cegos, mesmo os jornalistas com muitos anos disto, de quem se esperaria alguma imparcialidade. Mas irei falar em concreto sobre isso, e sobre a revisão das notas dos árbitros Pedro Proença e Pedro Henriques, numa outra crónica dedicada ao assunto.

O principal problema será agora convencer internamente toda a estrutura que provavelmente mais lhes valia deixar de apontar o dedo ao árbitro, tentando pressionar futuras arbitragens, e começar a exigir mais de alguns dos seus jogadores, ou reformular toda a segunda linha de opções do plantel no mercado de Inverno. O Sporting não nada em dinheiro, e fala-se mais da saída de Miguel Veloso e Liedson do que da entrada de outros craques. É preocupante... para os Sportinguistas!

Sem comentários: