Benfica com golos tardios

Mais uma vez em Coimbra o Benfica fiel à tradição, resolveu o jogo já perto do apito final. Um resultado bastante superior à exibição. As coisas começaram mal com a lesão de Nuno Assis, e Camacho, em minha opinião um pouco desnorteado no banco, fez entrar Cardozo, alterando a disposição táctica após cinco minutos do inicio do jogo. Não me parece a melhor forma de abordar o jogo, trocar o sistema quando um jogador que nem tem sido nuclear se lesiona. Além disso parecia-me óbvio que Cardozo não estava nas melhores condições, e passou grande parte do tempo a mancar (apesar de ainda ter conseguido assistir Adu para o terceiro golo). Havia outros jogadores que poderiam ocupar a posição de Nuno Assis no meio campo. Adu por exemplo não sendo um flanqueador nato (mas Nuno Assis também não o é), permitia a Camacho manter Rui Costa no meio. Ao usar Rui Costa no flanco, Camacho deu-me ideia andar um pouco aos papeis com o modelo de jogo, não tendo a polivalência e versatilidade dos Uruguaios a ajudar.

A Académica até marcou primeiro, mas o Benfica mais em esforço que em superioridade deu a volta ao resultado, e conseguiu o mais importante: os 3 pontos. Nota ainda para alguns apontamentos positivos de Di Maria.

Também o Sporting, depois de sofrer o golo, decidiu alterar o esquema táctico e voltar o modelo tradicional. Parece-me que sofrer um golo madrugador, não é justificação para imediatamente voltar ao enfadonho losango. Miguel Veloso foi jogar para lateral esquerdo, mostrando que joga bem em qualquer posição, mas quer-me parecer que um jogador com a sua categoria, nunca devia sair do meio-campo onde consegue ser muito mais influente na manobra da equipa. Quem sabe se insistindo mais um pouco no modelo com que o Sporting começou o jogo, a equipa de Alvalade não teria conseguido mesmo vencer... A verdade é que Purovic, que entrou para o lugar de Ronny, até marcou um bom golo, mas o Sporting continua a não merecer preocupação, e só por milagre conseguirá ombrear com Benfica e Porto.

Sem comentários: