As declarações de Cristiano Ronaldo

Após o jogo com a Arménia, Cristiano Ronaldo fez algumas declarações, onde mostrava a sua indignação pelos assobios que houve durante o jogo. Cristiano Ronaldo disse nunca ter sido assobiado em Inglaterra. Que os adeptos da Premier League aplaudiam os jogadores quando jogavam bem, e puxavam por eles quando eles jogavam mal. Existem diferenças tradicionais óbvias nas culturas, e obviamente diferenças do nosso football para o football britânico. Ou melhor, existem diferenças do football britânico para o resto da Europa do football, nomeadamente para o football latino da peninsula ibérica. E nem é verdade que Cristiano Ronaldo nunca tenha sido assobiado em Inglaterra...

O jogador Cristiano Ronaldo, precisa de se aperceber que os espectadores Portugueses que assobiaram, são os mesmos que os que levaram a selecção às costas durante o Euro 2004, numa demonstração espectacular de apoio. São os mesmos que sempre mostraram carinho para com o jogador Cristiano Ronaldo. São os espectadores que provavelmente terão pago bilhetes caríssimos, para ir ver o jogo a um estádio que anda o ano todo deserto, na esperança de ver um espectáculo. E defraudados quando o espectáculo é mau tem toda a legitimidade de assobiar e manifestar o seu desagrado. Não é a melhor atitude, nem tão pouco a mais construtiva, visto que jogar com a própria torcida em hostilidade, é das maiores dificuldades segundo a psicologia desportiva, ainda assim é legítimo e compreensível.

Devem sentir-se orgulhosos os jogadores e responsáveis da selecção, por terem elevado a bitola de exigência, e pelos apoiantes da selecção, esperarem deles, o que se espera dos melhores do mundo. Ser o melhor jogador do mundo, é também viver com as constantes pressões e exigências de fazer mais e melhor, ganhar cada vez mais, e nunca parar de surpreender os espectadores. Zidane, Ronaldo e Ronaldinho, viveram e vivem constantemente com a pressão da exigência apenas carregada pelos predestinados. Se são campeões nacionais, espera-se que sejam campeões europeus, se são campeões europeus, espera-se que sejam campeões mundiais. Se são campeões mundiais, que defendam o título, e que sejam melhores ainda do que foram.

Porque Cristiano Ronaldo não percebe isto, e por uma série de outras coisas, antecipo que Cristiano Ronaldo possa até ganhar o prémio de melhor jogador mundial do ano, mas em minha opinião nunca terá a dimensão futebulística de Zidane, Romário ou Ronaldo, nem a de Eusébio. Com alguma sorte existe um outro jogador Português que poderá ter tal dimensão: chama-se Ricardo Quaresma, e até nem tem estado em boa forma.

Sem comentários: