Bosingwa, Paulo Ferreira, Pepe, Ricardo Carvalho, Bruno Alves, Caneira, Jorge Ribeiro;
Miguel Veloso, Petit, Deco, Maniche, Moutinho, Raul Meireles, Manuel Fernandes;
Nani, Quaresma, Simão, Cristiano Ronaldo;
Hugo Almeida e Nuno Gomes
Para escolher os jogadores baseei-me no sistema que a selecção tem vindo a usar ao longo dos anos, o 4x2x3x1, com a possibilidade de jogar com 4x3x3 mais puro.
As posições onde vejo maior probabilidade de não terem um dono óbvio são a de lateral esquerdo, e ponta de lança. Como tal procurei escolher jogadores polivalentes, que apesar de perfazerem a máxima de ter dois jogadores para cada posição, possam desempenhar esses lugares mais problemáticos. Para defesa esquerdo há a possibilidade Jorge Ribeiro, além dele um dos quatro centrais escolhidos, Caneira, poder também desempenhar essas funções, e ainda Paulo Ferreira pode fazer o lugar.
Miguel Veloso apesar de ter tido uma época inconstante, traz muita profundidade às escolhas do treinador, porque é esquerdino, pode jogar a lateral esquerdo e até a central, além de ser para mim alternativa óbvia a Petit no lugar de pivot defensivo.
No lugar de ponta de lança além das duas escolhas mais comuns, temos a possibilidade de Cristiano Ronaldo jogar em cunha no meio, como já vem acontecendo no Manchester. Com a possibilidade de um extremo jogar a avançado, é óbvio que teria de convocar pelo menos mais três, se Simão e Quaresma são incontornáveis, assim se explica a entrada de Nani nos eleitos, depois duma época bastante melhor do que esperava.
Em relação a Moutinho e Raul Meireles, são escolhas que para mim seriam sempre óbvias, são dois grandes jogadores, que não percebo porque não têm sido mais importantes nos escalonamentos do seleccionador. Raul Meireles é mesmo, quanto a mim, um jogador muito subvalorizado. Maniche é aquele jogador que aparece sempre em alto nível nas fases finais em que a selecção participa. Manuel Fernandes como todos sabem é um jogador com o qual antipatizo, pela maneira como saiu do Benfica, mas é um grande jogador.
As outras escolhas, penso que são todas óbvias e indiscutíveis.
Sem comentários:
Enviar um comentário